
A doação de sangue é um gesto simples, mas essencial, que pode salvar inúmeras vidas. Em situações de emergência, cada minuto conta, e a disponibilidade de sangue pode ser a diferença para salvar a vida de alguém. Uma única doação pode beneficiar vários pacientes, pois o sangue é separado em diferentes componentes utilizados em cirurgias, tratamentos de doenças graves, transplantes e outros procedimentos médicos. Ao doar, você não apenas oferece esperança a quem precisa, mas também fortalece a rede de solidariedade que mantém os hospitais preparados para qualquer eventualidade.
Consciente da importância desse gesto de solidariedade, o Miraflores promove, há 17 anos, em parceria com o Hemorio, o Dia Solidário. Realizado na unidade de Laranjeiras, esse evento especial convida não apenas a comunidade escolar, mas todos os cidadãos a participarem desse ato de generosidade.
Para doar sangue, é fundamental atender a alguns critérios: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e não estar em jejum. Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação e levar um documento oficial com foto. Cada doação pode salvar até quatro vidas, tornando esse gesto simples um ato de imenso impacto para quem precisa!
Se você não pode doar sangue, há outras maneiras de contribuir! Estamos arrecadando, até 15 de abril, doações de leite em pó para a Associação Saúde Criança Ilha, uma organização que há mais de 18 anos assiste famílias e crianças com fissura labiopalatina atendidas pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
A fissura labiopalatina é uma malformação congênita que afeta o lábio e/ou o céu da boca, podendo causar dificuldades na alimentação, fala e audição. A Saúde Criança Ilha atua promovendo a reestruturação social, o desenvolvimento humano e a saúde dessas famílias, visando melhorar sua qualidade de vida e garantir o tratamento adequado para as crianças.
Para ajudar, basta doar leite em pó das marcas (Ninho Fases 1+, Ninho sem Lactose ou NAN Confort 1), conforme as recomendações da Associação. Sua contribuição é fundamental para garantir a nutrição adequada das crianças assistidas e apoiar suas famílias durante o tratamento.